O debate sobre o que é política e o campo de conhecimento da Ciência Política são importantes para a conformação de nossa compreensão sobre os caminhos e perspectivas de desenvolvimento social na contemporaneidade. Isto posto, no material didático da disciplina de Formação Sociocultural e Ética é apresentado uma explanação detalhada sobre o conceito de política e suas interpretações por diferentes autores ao longo do tempo.

A democracia é um tipo de regime político dentre outros possíveis, sendo que no seu interior há diferentes formas de organizar seu funcionamento. Considerando a existência de diversas teorias que se referem aos regimes democráticos na contemporaneidade, o material didático explora três conceitos importantes aos estudos sobre o tema, quais sejam: representação, deliberação e participação. A palavra Politíca tem origem nos tempos em que os gregos estavam organizados em Pólis (cidades-Estado), nome do qual se derivaram palavras como “politiké” (política em geral) e “politikós” (dos cidadãos, pertencente aos cidadãos), que estenderam-se ao latim “politicus” e chegaram às línguas europeias modernas através do frances “politique” que, em 1265 já era definida nesse idioma como “Ciência dos Estados“. O termo política é derivado do grego antigo πολιτεία (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à Pólis, ou cidade-Estado grega. Por extensão, poderia significar tanto cidade-Estado quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana. A política está relacionada com aquilo que diz respeito ao bem público, à vida em comum, às regras, leis e normas de conduta na vida da sociedade, nesse espaço, e, sobretudo, ao ato de decisão que afetará todas essas questões. Em suma, a política foi criada para regular os conflitos sociais.A filosofia política surgiu durante a Antiguidade Clássica, ela foi criada pelos gregos que tinham como objetivo sanar as questões que envolviam as relações humanas e a vivência coletiva. Os filósofos gregos compreendiam a política como o ápice da realidade humana, como vida boa e virtuosa, a principal característica do homem livre. Acima da vida política está apenas a vida contemplativa, vivida pelos sábios, mas para os demais, o governo da cidade é o que há de melhor neste sentido.
Ideologia política é um determinado conjunto ético de ideais, princípios, doutrinas, mitos ou símbolos de um determinado movimento social, instituição, classe social ou grande grupo que explicam como a sociedade deve ser estruturada e propõem determinados projectos políticos e culturais de uma determinada ordem social. A Ciência Política surgiu como disciplina e instituição em meados do século XIX, período em que avançou como “Ciência do Estado” principalmente na Alemanha, Itália e França. Nicolau Maquiavel, conhecido como o “Pai da Ciência Política”. Ela se faz importante no uso, da conversação e da negociação são essenciais para que pendências entre diversos interesses sejam, se não equacionadas, pelo menos equiparadas, tendo como objetivo benefícios comuns e recuos necessários para o entendimento. A política para Aristóteles é essencialmente associada à moral. Isto porque a finalidade última do estado é a virtude, ou seja, a formação moral das pessoas e o conjunto de meios necessários para que isso ocorra. Foi criado na cidade de Atenas um novo sistema político – a democracia – que representava uma alternativa à tirania. Este processo teve início quando o cidadão ateniense Clístenes propôs algumas reformas que concediam a cada cidadão um voto nas assembleias regulares relativas a assuntos públicos. Em linhas gerais, os sistemas de governo da Antiguidade baseavam-se em estruturas teocráticas, por meio das quais uma elite política abalizava seu poder de imposições através de argumentos de natureza religiosa. Na Grécia Antiga, para Aristóteles a política deveria estudar a pólis e as suas estruturas e instituições (a sua constituição e conduta). É considerado o pai da Ciência Política, porque considerou a política a ciência “maior”, ou mais importante do seu tempo. Politica na Grecia antiga o governo na democracia era exercido pelo povo, diferentemente de impérios cujos dirigentes eram tidos como deuses como no Egito, por exemplo, em que os Faraós eram considerados deuses. Atenas apresentou o máximo do desenvolvimento da democracia, os homens livres podiam debater questões políticas em praça pública. Dentro do contesto politico ideológico existem Tipos de ideologia – Ideologia capitalista; Ideologia liberal; Ideologia conservadora; Ideologia comunista; Ideologia anarquista; Ideologia democrática; Ideologia nazista; Ideologia fascista.
ideologia para Karl Marx :
Em síntese, para Marx, a ideologia é a percepção da realidade com base em uma perspectiva sobre ela que vem da classe que tem o monopólio dos meios de produção material e intelectual.
continua…