ASTRONOMIA

É uma ciência natural que estuda corpos celestes (como estrelasplanetascometasnebulosasaglomerados de estrelasgaláxias) e fenômenos que se originam fora da atmosfera da Terra (como a radiação cósmica de fundo em micro-ondas). Preocupada com a evolução, a física e a química de objetos celestes, bem como a formação e o desenvolvimento do universo. A Astronomia é o estudo de tudo no Universo além da atmosfera da Terra. Isso inclui objetos que podemos ver a olho nu, como a Lua, planetas e estrelas. Também inclui objetos que só podemos ver com telescópios ou binóculos, como galáxias e nebulosas distantes. Hoje, quase duas décadas depois da descoberta original, já conseguimos dividir o Universo nos três blocos bem definidos, e sabemos que o maior deles é o da energia escura, seguido pelo da matéria escura e, em um distante terceiro lugar, tudo o que nos compõe (a matéria e energia usuais). Apesar das variações nas estimativas dos especialistas, eles acreditam que existam entre 100 e 200 bilhões de galáxias no universo observável, formadas por bilhões de estrelas. Estudos de astrofísicos da universidade de Harvard, nos EUA, calculam que existam cerca de 17 bilhões de planetas parecidos com a Terra apenas na Via Láctea. Se ampliarmos a pesquisa para qualquer tipo de planeta (semelhantes aos gigantes gasosos do nosso sistema solar), este número salta para 100 bilhões. Estima-se que a nossa galáxia, a Via Láctea, possui de 200 a 400 bilhões de estrelas. As galáxias possuem em média centenas de bilhões de estrelas. E as estimativas também apontam para centenas de bilhões de galáxias no Universo. Isto resultaria na existência de mais de 10 sextilhões de estrelas.

Como se define um ano-luz? De acordo com a Nasa, um ano-luz é “a distância que a luz percorre em um ano terrestre”. Um ano-luz é o equivalente a cerca de 9,46 trilhões de quilômetros no total, o que significa que a luz pode percorrer essa distância em um ano terrestre (365 dias). Se fosse possível viajar na velocidade da luz, levaria 3 mil anos para chegar ao destino. Embora um ano-luz seja muito tempo para os humanos, é bem pouco para as dimensões do espaço. Qual é a velocidade do Sol? O Sol está no centro do Sistema Solar, que se move a uma velocidade média de 720 mil quilômetros por hora, diz a agência espacial. Apesar desta alta velocidade, o astro leva cerca de 230 milhões de anos para fazer uma viagem completa ao redor da Via Láctea. O Sol é quase 110 vezes maior do que o planeta Terra. A circunferência solar mede 4,3 milhões de quilômetros, enquanto a terrestre é de pouco mais de 40 mil km. A estrela dispõe também de um raio equatorial de 695.508 km, resultando em um diâmetro de 1.391.016 km. A velocidade da luz é de 299.792.458 metros por segundo – impossível de ser alcançada pelo ser humano. Se você cronometrar isso, vai perceber que a estrela levaria 23 horas, 56 minutos e 4 segundos para voltar à posição inicial — essa é a duração de um dia sideral.  Atualmente, o Sol tem uma idade estimada de cerca de 4,57 bilhões de anos. O Sol é uma das 200 bilhões de estrelas da Via Láctea situadas em um dos seus braços. Ele, ou melhor, o Sistema Solar todo, ficam girando ao redor do núcleo e, apesar de não sentirmos, vamos a uma alta velocidade de 230 km/s. São 230 milhões de anos para completar um ano galáctico, ou seja, uma volta completa.

Dizer que o universo é grande… Estima-se que, se olharmos em qualquer direção, suas regiões visíveis mais distantes estão a cerca de 46 bilhões de anos-luz de distância. Isso significa ter um diâmetro de 540 sextilhões de milhas (ou 54 seguido por 22 zeros). Hercules-Corona Borealis Great Wall a maior estrutura do universo hoje têm medidas exorbitantes com quase 10 bilhões de anos-luz de comprimento, descoberta também em 2013, mas anunciada após a revelação do LQG. conclusão inicial é de que o Cosmos é infinito… Astronomia nos mostra que só tem conhecimento de 5% do Universo observável .

Ordem dos Planetas e Planetas Anões – Distância do Sol ( fonte – NASA )

  • Mercúrio: 36 milhões de milhas (58 milhões de quilômetros)
  • Vênus: 67,2 milhões de milhas (108 milhões de quilômetros)
  • Terra: 93 milhões de milhas (149,7 milhões de quilômetros)
  • Marte: 141,6 milhões de milhas (227,9 milhões de quilômetros)
  • Planeta anão Ceres: 257 milhões de milhas (413 milhões de quilômetros)
  • Júpiter: 483,7 milhões de milhas (778 milhões de quilômetros)
  • Saturno: 889,8 milhões de milhas (1,4 bilhão de quilômetros)
  • Urano: 1,8 bilhão de milhas (2,9 bilhões de quilômetros)
  • Netuno: 2,8 bilhões de milhas (4,5 bilhões de quilômetros)
  • Planeta anão Plutão: 3,67 bilhões de milhas (5,9 bilhões de quilômetros)
  • Planeta Anão Haumea: 4 bilhões de milhas (6,5 bilhões de quilômetros)
  • Planeta Anão Makemake: 4,3 bilhões de milhas (6,9 bilhões de quilômetros)
  • Planeta Anão Eris: 6,3 bilhões de milhas (10 bilhões de quilômetros)

continua…