A “história da arte” é uma ciência multidisciplinar que procura estudar de modo objetivo a arte através do tempo, classificando as diferentes formas de cultura, estabelecendo a sua periodização e salientando as características artísticas distintivas e influentes. História da arte é a história de qualquer atividade ou produto realizado com propósito estético ou comunicativo, enquanto expressão de ideias, emoções ou formas de ver o mundo. Veja bem a arte de produzir roupas com pele animal apontam pesquisas que tem aproximadamente de 90 a 120 mil anos , claro que de maneiras bem rudimentares ! isto é abrindo cavidades ( buracos no couro animal e amarrando com cipó ) o Animal ser humano é um verdadeiro criacionista por natureza que a necessidade o faz evoluir desenvolvendo ainda mais suas capacidades de criação , e de tudo que você posssa ver hoje ! ou seja , tirando tudo que não tenha cido criado pela Energia Suprema da Natureza em todo UNIVERSO , o animal ser humano sendo parte desta Natureza se apropria e faz uso para seguir em frente sobrevivendo…O uso da pele tinha dois problemas: ficava apenas colocada sobre os ombros dificultando os movimentos e deixava parte do corpo a mostra. Outro problema é que quando o couro é retirado do animal, ele seca e fica duro. Para tentar dar forma e deixar maleável, eles faziam o processo de mastigação das peles ou batiam a pele após molhá-la, repetidas vezes. Depois, descobriram que óleo ou gordura de animais marinhos, quando esfregados sob a pele, ajudavam a conservá-la maleável por mais tempo, mas até o óleo secar. Com o tempo, essas técnicas foram evoluindo até chegar na técnica de curtimento. Sendo assim, para tornar as peles permanentemente maleáveis e também impermeáveis, passou-se a usar o ácido tânico (tanino) contido na casca de determinadas árvores (como o carvalho e o salgueiro). Mas com a pele maleável, eles podiam cortar, moldar as peças, e também costurar! Eles prendiam a roupa com tendões de animais, fios da crina ou do rabo do cavalo, ou cordões de fibras vegetais através de pequenos furos. A costura era feita por meio das agulhas de espinhos, ossos ou pedras perfuradas. Outra técnica primitiva, que também utilizava fibras vegetais, era o aproveitamento da casca de certas árvores, como a amoreira e a figueira. Entretanto, o tecido de casca é difícil de cortar e costurar, e as roupas feitas com ele são, e geral, apenas um retângulo que se enrola no corpo.

Arte pré-histórica – Desenvolveu-se entre o Paleolítico Superior e o Neolítico, onde aparecem as primeiras manifestações que costumam ser consideradas como arte. No Paleolítico, o homem, dedicado à caça e vivendo em cavernas, praticou a chamada arte rupestre. No Neolítico, tornou-se sedentário e desenvolveu a agricultura, com sociedades cada vez mais complexas. São exemplos os monumentos megalíticos e um início de produção artesanal na forma de vasos de cerâmica e estatuetas . A arte da PINTURA RUPESTRE mais antiga foi descoberta mais recentemente e fica localizada na ilha da Indonésia com data de 43.900 anos .

NÓS JÁ PRODUZIAMOS ARTE…
já havia a consciência de deixarmos nossa passagem , nosso legado de exixtência…
A definição de arte é uma construção cultural sem significado preciso ou constante, variando com o tempo e de acordo com as várias culturas humanas, depende do resultado das interações do “campo” onde são sacramentados, ou não, as obras e seus artífices.Muito do que hoje uma cultura ou grupo chama de arte não era ou não é considerado como tal por culturas ou grupos diferentes daqueles onde foi produzida, e até numa mesma época e numa mesma cultura pode haver múltiplas acepções do que é arte. As sociedades pré-industriais em geral não possuem ou possuíam sequer um termo para designar arte. Numa visão muito simplificada, a arte está ligada principalmente a um ou mais dos seguintes aspectos:
- a manifestação de alguma habilidade especial;
- a criação artificial de algo pelo ser humano;
- o desencadeamento de algum tipo de resposta no ser humano, como o senso de prazer ou beleza;
- a apresentação de algum tipo de ordem, padrão ou harmonia;
- a transmissão de um senso de novidade e ineditismo;
- a expressão da realidade interior do criador;
- a comunicação de algo sob a forma de uma linguagem especial;
- a noção de valor e importância;
- a excitação da imaginação e a fantasia;
- a indução ou comunicação de uma experiência-pico;
- coisas que possuam reconhecidamente um sentido;
- coisas que deem uma resposta a um dado problema.
Ao mesmo tempo, mesmo que uma dada atividade seja considerada arte de modo geral, há muita inconsistência e subjetividade na aplicação do termo. Por exemplo, é hábito, entre os ocidentais, chamar de arte o canto operístico, mas cantar despreocupadamente enquanto trabalhamos muitas vezes não é tido como arte. Pode haver, assim, uma série de outros parâmetros que as culturas empregam para separar o que consideram arte do que não consideram.
Mesmo que se possa, em tese, estabelecer parâmetros gerais válidos consensualmente, a análise de cada caso pode ser extraordinariamente complexa e inconsistente. Num contexto geográfico, se a cultura ocidental chama de arte a ópera, possivelmente uma cultura não ocidental poderia considerar aquele tipo de canto muito estranho. Na perspectiva histórica, muitas vezes um objeto considerado artístico em uma determinada época pode ser considerado não artístico em outra. A arte contemporânea surgiu na metade do século XX, a partir da arte moderna, como um fruto que se separa da árvore. Seus principais artistas criaram um método nunca antes visto na história das artes, baseando-se em uma nova filosofia de vida. Arte Contemporânea é uma tendência artística que nasceu na segunda metade do século XX, após a Segunda Guerra Mundial. Também conhecida como Arte Pós-Moderna, essa tendência teve início, sobretudo, com o advento da Pop Art e do minimalismo. Então a ARTE de VIver está presente em nossa vida desde os tempos mais remotos da humanidade.
NO RESUMO : a Arte de produzir utencilios , artefatos , artesanatos , objetos , etc… seja como queira chamalos ! tanto para uso pessoal ou não é milenar e isto nada nem ninguém vai apagar da nossa própria HISTÓRIA .
continua…